Nosso protocolo de trabalho está estruturado na teoria elaborada por Reis (2018) na qual uma marca de lugar é construída e gerida pelas articulações que existem entre a identidade, comunicação, imagem e reputação da marca e descrita no Composto da Marca Lugar.
A marca é um conceito estruturante e de gestão que servirá de referência para a elaboração da logomarca. Já a logomarca é a representação gráfica que identifica uma marca.
A marca é um conceito estruturante e de gestão que servirá de referência para a elaboração da logomarca. Já a logomarca é a representação gráfica que identifica uma marca.
INDICADORES DE FORMAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA RIO
INDICADORES DE FORMAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA RIO
INDICADORES DE FORMAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA RIO
INDICADORES DE PERCEPÇÃO DOS ELEMENTOS DA IDENTIDADE DA MARCA RIO EM 2018
INDICADORES DE PERCEPÇÃO DOS ELEMENTOS DA IDENTIDADE DA MARCA RIO EM 2018
INDICADORES DE PERCEPÇÃO DOS ELEMENTOS DA IDENTIDADE DA MARCA RIO EM 2018
RELATÓRIOS DE REPUTAÇÃO DA MARCA RIO
A reputação da marca lugar é um processo de construção de percepções em variados públicos durante um período longo de tempo. Envolve não só os esforços de comunicação, mas as experiências e vivências nas diferentes dimensões do território.
Embora a comunicação seja importante para externalizar a identidade da marca e para estabelecer os relacionamentos a partir dos quais as percepções positivas e negativas se formam, a reputação da marca da cidade será formada pelas percepções e experiências das pessoas com o lugar.
A reputação de marcas de cidades são apresentadas anualmente em diferentes rankings produzidos por instituições internacionais. Nossos relatórios trazem o mapeamento desses rankings e uma análise conjuntural da posição da Marca Rio.
RELATÓRIOS DE REPUTAÇÃO DA MARCA RIO
A reputação da marca lugar é um processo de construção de percepções em variados públicos durante um período longo de tempo. Envolve não só os esforços de comunicação, mas as experiências e vivências nas diferentes dimensões do território.
Embora a comunicação seja importante para externalizar a identidade da marca e para estabelecer os relacionamentos a partir dos quais as percepções positivas e negativas se formam, a reputação da marca da cidade será formada pelas percepções e experiências das pessoas com o lugar.
A reputação de marcas de cidades são apresentadas anualmente em diferentes rankings produzidos por instituições internacionais. Nossos relatórios trazem o mapeamento desses rankings e uma análise conjuntural da posição da Marca Rio.
RELATÓRIOS DE REPUTAÇÃO DA MARCA RIO
A reputação da marca lugar é um processo de construção de percepções em variados públicos durante um período longo de tempo. Envolve não só os esforços de comunicação, mas as experiências e vivências nas diferentes dimensões do território.
Embora a comunicação seja importante para externalizar a identidade da marca e para estabelecer os relacionamentos a partir dos quais as percepções positivas e negativas se formam, a reputação da marca da cidade será formada pelas percepções e experiências das pessoas com o lugar.
A reputação de marcas de cidades são apresentadas anualmente em diferentes rankings produzidos por instituições internacionais. Nossos relatórios trazem o mapeamento desses rankings e uma análise conjuntural da posição da Marca Rio.
RELATÓRIOS ANALÍTICOS DAS DIMENSÕES DA MARCA RIO
RELATÓRIOS ANALÍTICOS DAS DIMENSÕES DA MARCA RIO
RELATÓRIOS ANALÍTICOS DAS DIMENSÕES DA MARCA RIO
RELATÓRIOS ANALÍTICOS DAS DIMENSÕES DA MARCA RIO
A CIDADE DO RIO DE JANEIRO É
Evidências Físicas
DIMENSÃO PRODUTIVA: - Criativa - Empreendedora - Dependente do Petróleo - Do entretenimento - Esportiva - Com infraestrutura - Com mobilidade - Tecnológica (smart city) - Turística - Gastronômica | DIMENSÃO POLÍTICA: - Cidadã - Eficiente - Internacional - Participativa - Segura - Cara | DIMENSÃO HISTÓRICA CULTURAL: - Das Comunidades / favelas - Histórica |
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Evidências Simbólicas
DIMENSÃO DOS ATRIBUTOS INTANGÍVEIS: - Alegre - Com alta autoestima - Simpática (carioca) - Esportiva (olímpica) - Icônica (paisagens) | DIMENSÃO DAS CONEXÕES - Com estilo de vida (carioquices) - Das experiências - Multicultural - Outdoor (que se vive ao ar livre) - Gay Friendly | DIMENSÃO DAS POTENCIALIDADES: - Cosmopolita - Inovadora - De serviços (qualidade) - Verde (sustentável) |
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As palavras apresentadas acima formam o conjunto de elementos da identidade da Marca Rio. Esses elementos foram identificados através de entrevistas em profundidade e análises de conteúdo, no período de 2009 a 2016. A metodologia utilizada, assim como os processos de levantamento de dados, estão detalhados no livro A Marca da Cidade.
O quadro de elementos identitários acima é a base do trabalho do Observatório da Marca Rio e os indicadores de monitoramento da identidade da Marca Rio são calculados a partir de pesquisas quantitativas sobre o reconhecimento de cada aspecto da identidade da Marca Rio pelos moradores da cidade.