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O Observatório da Marca Rio - OMR - é formado por pesquisadores e acadêmicos com profundos conhecimentos e publicações de relevância nacional e internacional em suas áreas de atuação.

 

A equipe do OMR é composta pela coordenação da professora Patricia Reis, líder do Laboratório de Cidades Criativas - LCC ESPM e por quatro pesquisadores: Diego Santos - líder do LCC e professor do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa - MPGEC da ESPM Rio, Daniel Kamlot e Veranise Dubeaux - membros do LCC e professores do MPGEC - e Diogo Robaina integrante do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território - LEC ESPM. 

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Patrícia Reis

Coordenadora

Doutora em Comunicação na ECA USP, Mestre em Comunicação na ECO UFRJ, Especialista em Análise de Políticas Pública pelo Instituto de Economia da UFRJ e Especialista em Sistemas de Informação pela UFF, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em. Na ESPM desde 2007, atualmente é Coordenadora de TCC e do Laboratório de Cidades Criativas; idealizadora e Coordenadora do Observatório da Marca Rio; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa; Professora da graduação, pós-graduação e dos cursos de EAD. Diretora da HOD Marketing Territorial & City Brand destaca como principais trabalhos: Plano de Marketing Turístico do Estado do Rio de Janeiro 2016-2020 para a SETUR; estudo sobre o Legado dos Jogos Olímpicos para o Ministério do Turismo; Plano de Comunicação e Engajamento de Stakeholders do Programa de Zoneamento Ecológico Econômico ZEE RJ para o INEA; Projeto de Estímulo à Formalização da Atividade Turística no estado do Rio de Janeiro para a SETUR.

http://lattes.cnpq.br/0457072767021264

Contato: patriciareis@espm.br

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Daniel Kamlot

Pesquisador

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM/RJ) – Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e de cursos de Graduação em Administração de Empresas e Comunicação Social. É também membro do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da ESPM/RJ. É professor/pesquisador do departamento de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor da FGV/EBAPE, no departamento de Administração, em disciplinas com ênfase em Marketing e Gestão. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, propaganda enganosa, marcas, economia criativa e varejo. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

http://lattes.cnpq.br/1863175020067147

Contato: dkamlot@espm.br

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Diego Santos Vieira de Jesus

Pesquisador

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Atualmente, é docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor dos cursos de Graduação em Administração de Empresas, em Comunicação Social – Jornalismo e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). É co-coordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) e integrante do Observatório da Marca Rio da mesma instituição. É professor dos cursos de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da PUC-Rio. É pesquisador colaborador do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é integrante do grupo de pesquisa “Assimetrias e padrões de desigualdade nas dinâmicas interestatais”, da UVA. É vinculado à Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). É membro da Association For Creative Industries (AFCI), da International Place Branding Association (IPBA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Tem experiência nas seguintes áreas: Gestão Estratégica de Setores Criativos; Marketing Territorial; Estudos de Política Externa; Segurança Internacional; Instituições Internacionais; Processos de Integração Regional; Estudos de Gênero e Sexualidades; Diplomacia Corporativa e Comunicação e Instituições Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: economia criativa e desenvolvimento; políticas públicas e economia criativa; marcas territoriais; internacionalização de cidades criativas; gênero e sexualidade nas cidades criativas; políticas externas das grandes potências e das potências emergentes; desarmamento, não-proliferação e usos pacíficos da energia nuclear; processos de integração europeu e latino-americanos; estudos sobre masculinidades em Relações Internacionais; estudos sobre Esporte e Relações Internacionais; diplomacia das empresas multinacionais e transnacionais; jornalismo nas instituições públicas.

http://lattes.cnpq.br/6322729232079325

Contato: dvieira@espm.br

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Diogo Tavares Robaina

Pesquisador

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é sócio, consultor e produtor de conteúdos da EconomizeCom, professor da Escola Superior Propaganda e Marketing – Rio, professor da Fundação Getúlio Vargas e professor do Centro Universitário La Salle – Niterói. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças Corporativas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, orçamento empresarial, marketing digital, sistemas de informação.

http://lattes.cnpq.br/3375958103064547

Contato: diogo.robaina@espm.br

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Veranise Jacubowski Correia Dubeux

Pesquisadora

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, MPGEC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas. Professora da pós-graduação das disciplinas de Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração e Comunicação da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio (Cálculo Aplicado, Modelos de Previsão de Vendas, Modelagem Quantitativa, Pesquisa Operacional, Estatística Descritiva, Inferência Estatística e Análise Multivariada de Dados). Participou de pesquisas e foi responsável quantitativa por projetos desenvolvidos pelo CAEPM. Coordenou a área de métodos quantitativos do curso de Administração da PUC-Rio por 5anos. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, ambos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa.

http://lattes.cnpq.br/1706093099357760

Contato: vdubeux@espm.br

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